10 de abril de 2010

Panquecas

Há algum tempo que sou fã do blog 101 Cookbooks da Heidi Swanson e andava muito curiosa com o seu livro "Super Natural Cooking". Comprei-o há pouco tempo e adorei.

A primeira receita que experimentei foi esta das panquecas com farinha de arroz.
Têm uma característica muito interessante... VOAM!
Lá em casa "voaram" pois, lá foram elas saborosas e douradinhas, umas barradas com mapple syrup outras com manteiga, e como música de fundo ouvia-se em uníssono:
- "huuuummmmmm"...

A receita original tem 2+1/4 chv. de buttermilk, mas como nós cá em Portugal não temos buttermilk habitualmente nos supermercados, experimentei substituir com leite e crème fraiche (tipo nata).

Ingredientes:
2 cs. manteiga sem sal
1 + ½ chv. farinha
½ chv. farinha de arroz
1 cc. fermento
½ cc. bicarbonato soda
1/3 chv. açúcar natural de cana

½  cc. sal fininho
1 chv. crème fraiche
1 chv. leite
2 ovos grandes, ligeiramente batidos

Preparação:
Derreter a manteiga na frigideira que vai usar para fazer as panquecas.

Combinar a farinha, fermento, bicarbonato de sódio, açúcar e o sal num recipiente largo e adicionar o leite e o crème fraiche misturados juntos, os ovos e a manteiga que se derreteu na frigideira.

Não mexer demasiado. O segredo destas massas é elas estarem pouco mexidas para depois terem consistência quando cozinhadas.

Aquecer a mesma frigideira onde se derreteu a manteiga, testar a temperatura deitando umas gotinhas de água, se elas fizerem bolinhas e andarem de um lado para o outro, a temperatura está boa para se cozinhar as panquecas.

Deitar uma colher de sopa da mistura na frigideira, não espalhe a mistura, ela vai caindo naturalmente e fica com a sua forma redondinha. Deixar alourar, uns 2-3 minutos e com uma espátula virar para cozinhar mais um pouco do outro lado.

Servir com doce, com mapple syrup ou manteiga, ao vosso gosto!

Dá para umas 12-14 panquecas, conforme a quantidade que for usada para o tamanho da panqueca.

Nós adorámos! Espero que gostem!
Bom apetite!

3 comentários:

Ana Luísa disse...

A minha receita não é assim tão elaborada, mas tb existem tantas receitas de panquecas... o que importa é que no fim ficam deliciosas, e as tuas têm muito bom aspecto!

adoro panquecas com doces dos mais variados =)

Filipa disse...

De facto panquecas são panquecas, sabem sempre bem! Esta receita achei curiosa por incorporar um tipo de farinha que não é utilizada habitualmente, pelo menos por mim.

Também já experimentei umas panquecas com banana que são fabulosas! Quando encontrar a receita partilharei a dita aqui :)

Bjnho e obrigada pela visita!

Bruno disse...

Já provei... são EXCELENTESSSSSSSSSSSSS... hmmmmmm